Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 7

Lojas de Tintas
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Casooempréstimo seja inevitável, o indicadoépesquisaras taxasde jurosemdiversas
instituições financeiras e não somente onde se é correntista, porque as taxas alteram
muito entre os bancos. Pesquisa da Fundação Procon-SP mostrou que as tarifas ban-
cáriaspodemvariar até447,5%.
PLANEJAMENTO
Romão acredita que a abertura do negócio está atrelada a quatro esferas.“Divido em
alguns quesitos que o empresário precisa pensar: mercado, marketing, operacional e
caixa. Pontodemercado: avalieopontode venda, quem sãoos clientes queoempre-
sáriodesejaatender,comoos concorrentesestãoagindo.Marketing: estudea localida-
de onde será a futura loja de tintas, pense em estratégias de vendas e parcerias com
fornecedores. Operacional: contratação demão de obra. E, por último, omais impor-
tante, fluxo de caixa.Pergunte ao seu caixa: ‘Eu consigo sustentar esta expansão sem
ter que recorrer a terceiros?’”
RELATODEQUEM INVESTIU
Ewald Fischer Neto é proprietário da Construcolor Tintas, rede de lojas distribuídas
no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No último mês de maio, foi inaugurada
mais uma loja, a de Timbó (SC). Antes de investir no novo ponto, Fischer Neto conta
queprocurou crescer conforme sentiunecessidadedeficarmaispróximodos clientes.
“Atendemos pormeio de entregas ou visitas externas
em áreas de proximidade às lojas existentes. Diante
deumademanda crescente, observamosapopulação,
os dados da cidadeou regiãoe fazemos umestudode
qual estruturaaquela lojaprecisaria. Comas questões
de local, sala e estrutura definidas, nosso foco entra
no recrutamento da equipe.” Após a loja inaugurada,
convocar os colaboradores commais tempo de casa
para ficar um período no novo endereço, com os fun-
cionáriosmenos experientes.
Os consultores de negócios indicam solicitar capital
em bancos somente em poucos casos, e Fischer Neto
seguiu o conselho. “Para expandir, namaioria das ve-
zes, optamos por recursos próprios, pois acabamos
diminuindo o custo financeiro. Nossa única aquisição
por meio de financiamento são os equipamentos de
informática, como servidor e computadores da loja.”
Quando iniciaramos planos de investir nonovoende-
reço, oempresário lembraqueouviudiversas pessoas
questionandoseomomentoeconômicodopaísera fa-
vorável. “Sabiados riscos.Oatualmomentofinanceiro
é bastante delicado, pois não é fácil mensurar alguns
resultados e projeções de vendas. No entanto, entrar
nummercadonovonopiordoscenáriosacabadeixan-
doaequipeea lojaprontas paramomentos difíceis e,
assim, buscamomelhor, afimde ter sucessonas ven-
das.Nossaexpansãocontinua, issoporqueestamoshá
temponospreparando.”
ÚltimaunidadedaConstrucolor Tintas, inauguradaem2015
ClaudiaBittencourt, fundadoraediretorageral doGrupoBittencourt
Rafael da SilvaRomão, professor do InstitutodePós-
-graduaçãoeGraduação (IPOG)
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