Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 11

Lojas de Tintas
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tutodePesquisas, EstudoseCapacitaçãoemTurismo
(Ipeturis).Oestudomostrouque59,3%das agências
de viagens do Brasil apresentaram queda de 30,1%
emmédia namovimentação de vendas neste verão
em comparação com omesmo período de 2014. E,
para complementar, um outro estudo, da Fecomér-
cio, mostrou que a prioridade de consumo dos bra-
sileiros em 2015 foi reformar a casa. De acordo com
aFecomércio, 22,5%dosentrevistados responderam
quequeremdar um retoqueem sua residência. Dois
dados importantes: um mostra que o consumidor
terámais tempo em casa; e outro, que ele tem a in-
tençãode reformar.
DICAS PARA INCENTIVARAREFORMA
Como a loja de tintas não fica tão cheia no início do
ano, o balconista tem mais tempo para conversar
com o cliente, fazer um atendimento personalizado
e, assim, ficaremmais próximos. Estandomais tem-
po como cliente, obalconista consegueoferecer ou-
tramercadoria similar, casonão tenhaexatamenteo
que o comprador procura, e até diminuir o número
de clientes que entram na loja, mas não compram.
“Nestaépocade retração, o lojistaprecisaficar ainda
maispróximodovendedor. Seemumbommomento
entram 10 clientes na loja e eu vendo para quatro,
em ummomentomais difícil pode haver um empe-
nhoparaque todosqueentremna loja comprem.”
Outra vantageméque conversandomais como con-
sumidor o vendedor pode, durante o bate-papo, su-
gerir reformas emostrar comopodem ser feitas, por
exemplo, em apenas uma tarde. Frederico Veloso
Rocha, especializado em atendimento de pequenas
empresas, exemplifica quais dicas o balconista pode oferecer para estimular
o cliente: “Incentive os consertos de pequenas rachaduras, mofo, vazamen-
to, troca de torneira, chuveiro, pintura de uma janela ou portão. São todos
trabalhos simples queopróprio consumidor pode fazer. Seo lojista der uma
olhadanaprópria casa, apostoque vai encontrar várias pequenas alterações
a realizar. Na casa do consumidor é amesma coisa.” Outra alternativa para
fomentarasvendasé fazeradisposiçãoda lojacomos itensmencionadospor
Rocha, demaneiraque, quandoentrar, o cliente tenhamais chances de lem-
brardapequena reforma. Então, reforça-se, comentandosobre tais reformas,
incentivando-oaexecutá-las.
CUIDADO COMAS PROMOÇÕES
Baixar opreçonãopode enãodeve servir somentede instrumentopara au-
mentar o caixa da empresa. “Você poderá estar dando umtiro no pé ao au-
mentaro tráfegoem sua lojaemdecorrênciadaspromoçõesoudescontos. É
comum existirem produtos cuja demanda aumenta nesta época. São produ-
tos próprios do verão. O quemuitas vezes acontece, em razão damá progra-
maçãode estoques, éque estes produtos faltem e, por isso, os preços subam
emmuitos lugares.Mas sevocê seprogramar teráosprodutosenãoprecisará
nem aumentar nem dar descontos. Só isto já é uma promoção: ter produtos
demandadosapreço justo.Vocênemperdemargemnemvendaporquebrade
estoque.Éclaroquecadacasoéumcaso,equalquerrecomendaçãoprecisaser
validadacontraas circunstânciasdecadanegócio”, acreditaKlein.
Frederico Veloso Rocha, especializado em atendimento
depequenas empresas
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