Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 6

EXPANSÃO
DA LOJAS
Lojas de Tintas
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Em algummomento do negócio os proprietários de lojas de tintas já
pensaram em expandir. Pode ser abrir uma filial, outra empresa ou ex-
pandir ametragem, comprando o imóvel vizinho, por exemplo. É inevi-
tável, a grandemaioria já pensou na ideia em algummomento, e Clau-
dia Bittencourt, sócia, fundadora e diretora geral doGrupoBittencourt,
consultora empresarial nas áreas de desenvolvimento e expansão de
redesde franquiasenegócios, apontaemquaismomentosé favorável à
expansão. Aespecialista explicaqueumdos pontos iniciais parapensar
naaberturadeoutra lojaéverificar comoestáaprimeira.Oempresário
precisa sentir-se segurodomodelodeoperação comque vematuando;
e, em segundo lugar, enxergar demanda nomercado. “Não adianta ter
somente vontade. Épreciso termercadoparao seunegócio.”
Nomomentoqueoempresáriodecideexpandir, surgemdúvidasbemsi-
milaresàquelasdequandoele resolveuabriroprimeiroempreendimen-
to.Mas seháestudoprévio, o segundopontopodedar tãocertoquanto
oprimeiro. Enão importa aproporçãodaexpansão; semprehaveráum
CAMINHOSDO
CRESCIMENTO
ESPECIALISTAS EM EXPANSÃODENEGÓCIOS REVELAMOSCUIDADOS PARAABRIRO
SEGUNDO PONTO E, ASSIM, MINIMIZAROS RISCOS
pesodo caixa, demodoqueo lojistaprecisaestar preparadofinanceira-
mente. Éaí queentraanecessidadedoplanejamento. “Todaexpansão
éummomentode risco,quepodedarcertoouerradoe,dessa forma, se
eu começo sem ter uma estrutura financeiraminimamente sustentável
ficamuitodifícil”, contaRafael daSilvaRomão, professor do Institutode
Pós-graduação eGraduação (IPOG) e especialista empequenas emicro
empresas.Oprofessorenxergaoempréstimobancáriocomoalternativa
para conseguir o respaldofinanceiro,mas não é amais indicadadevido
às altas taxasde juros. Comoopção, Romãoaconselha, casooempresá-
rio tenha anecessidadede ampliação,mas que, naqueledadomomen-
to, não tenhao capital necessário, a criaçãodeumapoupança comeste
objetivo. Ter capital guardadoéessencial, poisos gastos iniciais tendem
a ser maiores que a receita; há um período dematuração do negócio
que pode demorar de 2 a 6meses ou atémais. “E quem paga a conta?
Seoempresárioplanejou-se, ele temestevaloremcaixa. Senão sepro-
gramou, vai entrar em créditoespecial eempréstimo.”
Por TalitaMolinero
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