Revista Paint & Pintura - Edição 219 - page 12

ARTIGO
12
| PAINT&PINTURA |Março2017
TINTA ÉMUITOMAISQUE PROTEÇÃO E COR
E
POR FRANCISCORÁCZ&WASHINGTON
YAMAGA, DARÁCZ, YAMAGA&ASSOCIATES
mnossoartigo“ValoresPercebi-
doseoCrescimentodoMercado
de Tintas”, publicado em abril
de 2016, apontávamos que as
empresas globais se beneficiavam
da forçadamarcaedistribuiçãomais
abrangentes,em relaçãoàsempresas
locaisou regionais.Mas todas tinham
vulnerabilidade nas suas ações de
pontos de venda e publicidade (co-
municações).
A situação econômica restringiu os
recursosdisponibilizadosemadequa-
çãoaummercadomenor, obrigando
as empresas a revisitarem suas pre-
missas de posicionamento e comu-
nicação. Por outro lado, as empresas
que ganharam posição trataram de
se reposicionar reforçandoa forçadamarca. Váriasaçõeseprogramas
de comunicação buscaram aumentar aspectos de credibilidade ou de
funcionalidade.
Hoje, acomunicação tentaatingiromaiornúmerodepessoascombaixo
impacto em funcionalidade e muita emoção ou muita funcionalidade
combaixa confiabilidade. Aefetividade comoatingeo consumidor, co-
letivamente ou individualmente, é ponto de preocupação da indústria
de tintas.
O CONSUMODE TINTA PER CAPITA CAIU
Aquedadoconsumode tintas imobiliáriaspor fatoresmacroeconômicos
é explicada pela restrição de investimentos na construção e visualiza-
-se a expectativa de que, mesmo assim, nos próximos anos, 80% das
residências vão sofrer algum tipo de reforma e, com isso, se espera a
reativaçãodo consumoper capita. O volume de produçãode tintas de
repinturaéestável jáháváriosanos.Apesardacrise,o fator importante
é que a frota continua crescendo. Em todos os casos, tintas disputam
uma receitaper capitamenor nahoradedecisãodo consumo. Todavia,
diversosestudos indicamque tintaspoderiamocupar umespaçomaior
napreferênciado consumidor.
O consumidor de tintas estámaisbem informadoacercado significado
da proteção e cor ou estamos dispersando a decisão de compra do
usuário final com nosso esforço de passar as informações de produto
sem significadode valor?
Oconsumidor,hoje, émaisexperienteepodecomparar rapidamenteas
ofertasnasuadecisãodecompra, sendomaisresilienteaumamensagem
quenão tenha significado.
OMARKETINGDO SIGNIFICADO
Aproliferaçãode aplicativos e vídeos sobre tintas disponíveis namídia
eletrônica demostrando funcionalidades e aplicações democratiza a
informação sobre tintas, mas não necessariamente se reflete na con-
fiabilidade nas marcas. Hoje, as informações disponibilizadas pelas
marcassãoaproximadamenteasmesmaspara rendimento, coreoutras
funcionalidades. A comunicaçãomais disponível e rápida, sem dúvida,
FranciscoZ. Rácz, daRácz, Yamaga&
Associates
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