Revista Lojas de Tintas - Edição 146 - page 34

Lojas de Tintas
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ParaaCoral,
SombradeCedro
é acordoano
O tom laranja-acobreado
seráodestaque para 2015
Uma cor quente, cujo a intenção émostrar a visãomais positiva
domundo. Assim é “Sombra de Cedro”, a cor de 2015 revelada
pelo Colour Futures, o estudo global de tendência de cores da
Tintas Coral. Trata-se de um tom laranja-acobreado calorosoque
representa a ênfase renovada no ato de compartilhar. Essa tona-
lidade profunda, que substitui os tons frios e verdes dos últimos
anos, pode ser combinada com rosas, neutros, brancos e demais
tonalidades de laranja, além de tonsmetálicos, como dourado e
cores amadeiradas.
“Sombra de Cedro” reflete e complementa as tendências para
2015 identificadas pelos especialistas em cores internacionais
damarca. Ela representa apaletanatural da terra, desde tons de
barro atématizes brilhantes de amarelo; tonalidades de peleque
ecoam a interatividadeentreos seres humanos e também as nu-
ancesde sépiaque lembramopassado. Aexemplodasoutrasedi-
ções doColour Futures, a cor do ano foi definida apartir deuma
ideia dominante, que, para o próximo ano, chama-se “Cotidiano
+: comoencontrarmaravilhasnodiaadia”.
“Acorde2015éum laranjaacobreado inspiradonosmateriaisde
cobre e objetos amplamente utilizados no design, arquitetura e
moda. Alémdisso, éuma corque representao tema ‘Cotidiano+:
comoencontrarmaravilhasnodiaadia’ deuma formavasta, uma
vez que é o tom da terra, metais, da pele. Emais: é fácil de usar
e combinar”, diz Heleen vanGent, diretora doCentrode Estética
Global daAkzoNobel TintasDecorativas.
A exemplo dos anos anteriores, o Centro de Estética Global con-
vidou um grupo de especialistas em design e cores para discutir
as tendências emergentes em todo omundo. Após pesquisas e
estudos de campo, chegou-se aum consenso a respeitodo tema
central deste ano e dos tons que serão os símbolos de 2015, le-
vando em consideração áreas como moda, arquitetura, decora-
çãoe comportamento.
“Apósanosbuscando, conectandoedescobrindonossopotencial,
2015 traz obônus: aquele algo amais nonosso cotidiano. Aoex-
plorar espaços subutilizados, assim como o relacionamento com
nossos semelhantes e omeio ambiente, estamos aprendendo a
veromundoanossavoltademaneirasnovaseúnicas”, dizBenito
Berretta, diretor demarketingda Tintas Coral. A ideiadominante
para 2015 também indica que as pessoas estão encontrando no-
vos jeitos de adicionar cor às suas vidas com o desenvolvimento
deumaatmosferamais calorosaegenerosapara todos.
Outroponto levantandopelo tema central doColour Futures en-
volve a sustentabilidade. “Agora ela é um requisito e não apenas
uma preferência; e é importante que seja apoiada por um com-
promisso genuíno”, comenta Berretta. Todo esse conjunto de re-
flexões impactanão apenas naescolhada cor do anoenapaleta
de 2015, mas também nas cinco tendências apresentadas pelo
estudoglobal: “Anaturezaégrande, eu soupequeno”; “Camadas
mais camadas”; “Espaços ignorados”; “Ele e ela” e “Intercâmbio
entreamigos”.
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