O EVENTO

A região Nordeste é uma das mais potenciais do país em termos de crescimento e, também, uma das mais carentes em informação. Em todas as suas edições, os Fóruns realizados em Fortaleza foram um sucesso, com recorde de público.

Apenas a Região Metropolitana de Fortaleza possui 32 indústrias de tintas e um mercado que mescla grandes players multinacionais com grupos empresariais regionais de grande monta, além de empresas de porte médio e pequeno. Além disso, O governo cearense investiu mais de R$ 10 milhões no projeto de um polo químico - o Guaiúba Chemical Park - empreendimento que será um condomínio de indústrias químicas na cidade de Guaiúba e terá 27 empresas instaladas, dentre elas, quatro no ramo de tintas. Quando o projeto estiver finalizado, serão gerados aproximadamente 2 mil empregos.

Data: 05 e 06 de Março de 2020
Local: Gran Mareiro Hotel
Endereço: Rua Oswaldo Araújo, 100 • Praia do Futuro • Fortaleza • CE

EXPOSIÇÃO

O 46º Fórum e Exposição Paint & Pintura contará com espaço reservado para que as empresas possam, além de debater e apresentar suas novidades nas palestras programadas para o dia do evento, apresentar seus desenvolvimentos e recepcionar o público visitante do encontro. Confira a relação de expositores:

Arco Química
BASF
Bomix
Braskem
Brenntag
Diatom
Euroamericam
GMP Industriais
Intercroma/Interbrasil
Ipel
Miracema-Nuodex
Morais de Castro

Exposição
Exposição
Exposição
Exposição

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura com áreas para palestras e exposições

O Gran Mareiro Hotel está localizado na Praia do Futuro, um lugar que turistas e fortalezenses escolheram para desfrutar. Com areias claras e água com temperatura média de 26ºC durante todo o ano, o hóspede tem a opção de aproveitar toda a estada com o pé na areia, curtindo o melhor do mar. Se preferir é possível ainda usufruir da praia e degustar deliciosos pratos de frutos do mar em bares e restaurantes espalhados por toda a orla. Tudo isso longe da correria e do barulho de uma grande cidade e, ao mesmo tempo, perto de tudo.

O hotel conta ainda com uma infraestrutura completa de acomodações, são 270 apartamentos equipados com TV a cabo, ar-condicionado, frigobar e decoração moderna. Alguns quartos também oferecem vistas lateral para o mar ou frontal mar e piscina.

PROGRAMAÇÃO

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 09:40

Os caminhos do valor agregado

Uma discussão da evolução das estratégias de valor agregado adotadas no mercado brasileiro de tintas, seus impactos nos resultados de curto e médio prazo. Uma projeção de modificação da situação competitiva e geração de oportunidades.

Rácz, Yamaga & Associates
Francisco Rácz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:40 às 10:20

Contaminação microbiológica dentro das fábricas de tintas

Matéria-prima, pontos críticos, falhas operacionais, falta de limpeza, falta de atenção e cuidados operacionais com o que está acontecendo dentro da fábrica podem levar a grandes contaminações, gerando grandes prejuízos financeiros e destruindo a imagem que a empresa levou anos para construir e levará novamente muito tempo para reconstruir a credibilidade no mercado.

Morais de Castro
Assis de Lima, gerente de contas da Thor, responsável pela região Nordeste do Brasil

10:20 às 10:40

Coffee Break / Networking

10:40 às 11:20

Solvente oxigenado de baixa tensão superficial

Este trabalho apresenta um novo solvente oxigenado, de fonte renovável e baixa tensão superficial, capaz de melhorar o alastramento e a aparência do filme de tinta. No caso estudado, focou-se em revestimentos à base de nitrocelulose, voltados ao mercado de madeira. Foi realizada diluição da tinta e vernizes à base de nitrocelulose, a fim de comparar o desempenho com: 1) um diluente padrão e 2) um diluente composto pelo novo solvente proposto. Entre as vantagens observadas, é possível citar menor ondulação do filme, resultando em uma melhor aparência. Além da aplicação, o solvente proposto possui baixa densidade, alta taxa de evaporação e, do ponto de vista ambiental, de acordo com os 12 princípios da química verde, possui o uso de matérias-primas renováveis ​​em seu processo de produção e menor toxicidade quando comparado aos solventes hidrocarbônicos, principalmente aromáticos.

Braskem
Gregory Jakociuk, Engenheiro de Produto, responsável pelo portfólio de solventes da Braskem

11:20 às 12:00

Benefícios e otimização de formulação para tinta elastomérica e esmalte base água

A palestra será composta por dois temas. No primeiro momento, será apresentada uma comparação entre diferentes tecnologias para tinta elastomérica, destacando como obter os resultados de performance desejados a custos controlados, de forma a atender um mercado com importante potencial comercial. Na segunda parte da palestra, será apresentado um exemplo de formulação otimizada de esmalte base água, tendência observada no mercado graças ao processo produtivo mais simples, seguro e barato, discutindo-se os resultados obtidos com o uso da dispersão e dos aditivos corretos.

BASF
Marlon Braidott, Technical Consultant for Additives; e Caroline Reggiani, Technical Support for Dispersions

12:00 às 12:40

Resinas e aditivos de silicone para tintas decorativas de alto desempenho

A Brenntag Química, em parceria com a Wacker, apresentará sua linha de produtos para tintas decorativas, com destaque para produtos para tintas exteriores, focando em diminuição de patologias, pega de sujeira e desbotamento de cores; e para tintas interiores, focando em melhorias de propriedades anti-manchas, efeito de polimento a seco, toque suave, resistência a arranhões em cores escuras e diminuição de marcas de rolo na aplicação.

Brenntag
Sérgio Santos (Brenntag) e André Almeida (Wacker)

12:40 às 13:40

Almoço

13:40 às 14:20

Pigmentos Inorgânicos LANXESS - qualidade e sustentabilidade

Em um mundo cada vez mais competitivo, globalizado e regulamentado, a demanda por produtos de alta performance aumenta rapidamente. A LANXESS, utilizando de sua expertise na produção de óxidos de ferro, associando pesquisas, inovações, alta tecnologia de processo e sustentabilidade, apresenta sua linha de produtos premium e seu novo e sustentável processo de produção Ningbo Process ®, por meio do qual é possível conseguir óxidos de ferro vermelho com tonalidades saturadas e alto brilho, facilidade de umectação, alta dispersabilidade e baixa viscosidade, proporcionando otimizações nos processos de fabricação de tintas e revestimentos. Essa linha de produtos é denominada NEW RED.

Lanxess
Tânia Regina Moreno, Vendedora Técnica

14:20 às 15:00

Aditivos e resinas de alta performance

A Euroamerican irá apresentar sua nova linha de aditivos e resinas para tintas Imobiliárias, que promovem alto desempenho em espessamento, lavabilidade, aplicabilidade, acabamento, nivelamento, intemperismo e resistência biológica.

Euroamerican
Danilo Rizzo, gerente de vendas; e Francisco Cavalcante, gerente técnico de especialidades da Euroamerican

15:00 às 15:40

O futuro das embalagens no mercado de tintas: estratégia e sustentabilidade

Em todos os setores, o foco no consumidor tem sido cada vez maior. No mercado de tintas não é diferente. Já percebemos que a melhor estratégia é agregar valor aos produtos visando atender as necessidades do cliente final de forma sustentável no longo prazo. E quando se trata de embalagens, quais são essas preferências? O que o consumidor da embalagem de tinta verdadeiramente precisa? Quais processos precisamos melhorar para garantir que essas embalagens sejam consumidas de forma consciente? É com essa reflexão que grandes marcas, multinacionais e regionais iniciam uma mudança expressiva em direção ao futuro das embalagens.

Bomix
Luis Henrique Pires, gerente regional; e Sergio Weiss, gerente de sustentabilidade da Bomix

15:40 às 16:00

Coffee Break / Networking

16:00 às 16:40

Soluções em coalescentes para as diferentes categorias de tintas arquitetônicas

Um dos desafios do formulador de tintas arquitetônicas de baixo VOC tem sido encontrar matérias-primas que lhes ofereçam performance e flexibilidade necessárias para ajustar as suas formulações ao programa setorial da qualidade (PSQ). A Oxiteno, atenta à tendências, traz seu portfólio de coalescentes com diferentes atributos permitindo ao formulador trabalhar com as diversas categorias de tintas.

Oxiteno
Jaqueline Venancio Barné, TS&D Global Coatings

16:40 às 17:40

Painel com Líderes Técnicos - Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações

Cada vez mais, fornecedores e fabricantes buscam parcerias para o desenvolvimento de matérias-primas e insumos que tragam melhores resultados e custo-benefício. Líderes em tecnologia em desenvolvimento de produtos e de matérias-primas discutem os melhores caminhos para o setor.

Nome(s) já confirmado(s):
• Edson Tognin, responsável pelas áreas de P&D, Qualidade e Processo na Tintas Hidracor;
• Josafá Rebouças, Presidente da Câmara Setorial das Indústrias Químicas do Estado do Ceará, e Diretor Setorial das Indústrias de Tintas do Estado do Ceará (mediador);
• Regiane Matos, responsável técnica da Fortcolor;
• William Saraiva, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Tintas Iquine.

17:40

Encerramento

08:30 às 09:00

Credenciamento / Welcome Coffee

09:00 às 10:00

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas - Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas

Serão discutidos os rumos do setor, os desafios em gestão e novos negócios para a próxima década.

Nomes já confirmados:
• Agnelo Barros, CEO da Agnelo Editora (mediador);
• Camelo Neto, diretor de operações da Fortnil;
• Eduardo Ermida Moretti, CEO da Tintas Iquine;
• João Sérgio Borges, diretor-presidente da Fortfix;
• Lucas Neto, Diretor Comercial/Marketing Hidrotintas.

10:00 às 10:40

Os impactos das mudanças nas normas de tintas imobiliárias

Serão mostradas as mudanças recentes em normas técnicas relacionadas às tintas imobiliárias, com ênfase especial na definição de rendimento e na criação da categoria Super Premium. Serão explicados, também, os principais impactos dessas mudanças para os fabricantes, envolvendo desde os prazos para adequação, até os requisitos a serem atendidos, com uma análise sobre como isso afeta o mercado como um todo.

Abrafati
Wiliam Saraiva, coordenador do CB-164 - Comitê Brasileiro de Tintas da ABNT e gerente de Pesquisa & Desenvolvimento na Tintas Iquine

10:40 às 11:00

Coffee Break / Networking

11:00 às 11:40

Nova tecnologia em compostos sintéticos de alta performance

Apresentação de um novo composto sintético que, devido à sua morfologia e composição química, permite redução de custos com alta performance, proporcionando ganho de resistência à abrasão úmida em relação as outras cargas minerais e sintéticas; revestimentos com maior cobertura seca; redução do peso específico da tinta; e controle de brilho.

Diatom
Claudemilson Vanderley Rufino, departamento técnico comercial

11:40 às 12:20

Rotor INTENSIVO DISCUS - Inovação + tecnologia comprovada = melhor qualidade e produtividade

O novo moinho de esferas DiscusIntensive é uma inovação real, baseado em tecnologia comprovada, que permite melhorar a qualidade de produtos ou aumentar a produtividade de processos existentes. A Netzsch desenvolveu um novo projeto de agitador com um novo sistema de separação. Como antes, o sistema é bastante flexível para produção de dispersões pigmentárias, coberturas, defensivos agrícolas e demais aplicações. Graças ao sistema novo e único ICC - Intensive Classifying Cartridge (Cartucho Intensivo de Classificação) -, rotor para a separação das esferas de moagem da suspensão, uma separação entre volume da câmera e o volume de moagem não é mais necessário. Adicionalmente, a geometria dos discos de moagem, como também as das buchas separadoras, foram modificadas, levando a otimização da aceleração e movimentação das esferas de moagem, tendo como resultado uma alta significante na energia introduzida e um estreitamento na distribuição de residência no moinho. Além disso, opcionalmente a máquina poderá ser equipada com o revestimento interno Netzsch Ceram C. Melhorias consideráveis na taxa de produção podem ser realizadas, devido ao aumento da capacidade de refrigeração, com a redução simultânea de máquinas paradas, fruto da extrema dureza e resistência à abrasão deste material. A apresentação explica a relação entre a condutividade térmica da estrutura material, introdução de energia e taxa de produção da máquina. Além disso, a influência da modificação geométrica do eixo agitador de discos com resultados práticos reais.

Netzsch
Paulo Reuters, gerente de Vendas da Netzsch

12:20 às 13:00

A transformação digital e os novos modelos de negócios

5 fatos do engajamento da indústria de tintas na transformação digital, influenciados pelo contexto global e local. Uma análise do descompasso da indústria química em particular nos mercados emergentes de tintas e as consequências na competitividade.

Rácz, Yamaga & Associates
Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates e conselheiro de empresas, tendo sido executivo principal de empresas multinacionais e locais, é especialista em Marketing, Vendas e Tecnologias para Tintas e Químicos

13:00 às 14:00

Almoço / Networking / Encerramento

FOTOS

46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste
46º Fórum e Exposição Paint & Pintura de Tintas e Químicos para Construção - Região Nordeste

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Patrocínio Ouro

Patrocínio Prata

Apoio

Participação

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br