O EVENTO

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sul (SC) - será realizado em formato virtual.

O evento será realizado das 09h00 às 16h50, com intervalo de 1h30 para almoço. As palestras terão duração de 30 minutos, com mais 10 minutos para perguntas e respostas (networkings digitais), onde os participantes poderão interagir virtualmente com os palestrantes. O evento será fechado e transmitido para os inscritos das indústrias de tintas da região de forma gratuita, sendo que os participantes receberão um link e senha para acompanhar os trabalhos. Após o evento, os participantes vão receber o certificado digital.

Data: 23 de Setembro de 2020
Local: Plataforma Digital Zoom

PROGRAMAÇÃO

09:00 às 09:30

Os caminhos do valor agregado - Planejando para o Sul em 2021

Uma discussão da evolução das estratégias de valor agregado adotadas no mercado brasileiro de tintas comparado com o Sul do País , seus impactos nos resultados de curto e médio prazo. Bases para um planejamento para o mercado do Sul a partir de 2021.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Francisco Rácz, profissional com mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina

09:30 às 09:40

Networking Digital - Francisco Rácz

09:40 às 10:10

Solvente oxigenado de baixa tensão superficial

Este trabalho apresenta um novo solvente oxigenado, de fonte renovável e baixa tensão superficial, capaz de melhorar o alastramento e a aparência do filme de tinta. No caso estudado focou-se em revestimentos à base de nitrocelulose voltados ao mercado de madeira. Foi realizada diluição da tinta e verniz à base de nitrocelulose, a fim de comparar o desempenho com um diluente padrão e com um diluente composto pelo novo solvente proposto. Entre as vantagens observadas, é possível citar menor ondulação do filme, resultando em uma melhor aparência. Além da aplicação, o solvente proposto possui baixa densidade, alta taxa de evaporação e do ponto de vista ambiental, de acordo com os doze princípios da química verde, possui o uso de matérias-primas renováveis ​​em seu processo de produção e menor toxicidade quando comparado aos solventes hidrocarbônicos, principalmente aromáticos.

Braskem
Gregory Jakociuk, Engenheiro de Produto, responsável pelo portfólio de solventes da Braskem

10:10 às 10:20

Networking Digital - Braskem

10:20 às 10:50

Rendimento das tintas: o que mudou na norma e como comunicar nas embalagens

Será explicada a evolução que houve na forma de apresentar o rendimento das tintas, a partir da definição do conceito de rendimento acabado, presente na norma NBR 14942, que entra em vigor em março do próximo ano. Também serão abordados os limites mínimos estabelecidos para o rendimento acabado de tintas Econômicas, Standard, Premium e Super Premium, assim como as recomendações em relação aos dizeres que devem constar nas embalagens. A palestra também mostrará, em linhas gerais, o status atual e os próximos passos do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), que completa em setembro 18 anos de atividades, com resultados muito positivos.

Abrafati
Anne Costa, coordenadora técnica da ABRAFATI, e Jairo Cukierman, diretor da Tesis Engenharia

10:50 às 11:00

Networking Digital - Abrafati

11:00 às 11:30

Introdução à dispersão - Mais do que só misturas

Grupo MAST
Adriano Infante, Executivo de Vendas Tintas; e Sergio Marigonda, Coordenador Técnico

11:30 às 11:40

Networking Digital - Grupo MAST

11:40 às 13:10

Almoço

13:10 às 13:50

Painel com Lideranças das Indústrias de Tintas - Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos da indústria de tintas

Serão discutidos os rumos do setor, os desafios em gestão e novos negócios para a próxima década.

Nome(s) já confirmado(s):
• Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas;
• Ilmar Broch, Gerente Técnico Comercial da Farben;
• Manoel Pinto Moreira, diretor da TSA Química;
• Peter Knoll Santana, diretor comercial da ALV Tintas;
• Rosana Bortolatto, diretora comercial da Resicolor.

13:50 às 14:00

Networking Digital - Painel Técnico

14:00 às 14:30

O futuro das embalagens no mercado de tintas: estratégia e sustentabilidade

Em todos os setores, o foco no consumidor tem sido cada vez maior. No mercado de tintas não é diferente. Já percebemos que a melhor estratégia é agregar valor aos produtos visando atender as necessidades do cliente final de forma sustentável no longo prazo. E quando se trata de embalagens, quais são essas preferências? O que o consumidor da embalagem de tinta verdadeiramente precisa? Quais processos precisamos melhorar para garantir que essas embalagens sejam consumidas de forma consciente? É com essa reflexão que grandes marcas, multinacionais e regionais iniciam uma mudança expressiva em direção ao futuro das embalagens.

Bomix
Luis Henrique Pires, gerente regional; e Sergio Weiss, gerente de sustentabilidade da Bomix

14:30 às 14:40

Networking Digital - Bomix

14:40 às 15:10

Aditivos e resinas de alta performance

A Euroamerican irá apresentar sua nova linha de aditivos e resinas para tintas Imobiliárias, que promove alto desempenho em espessamento, lavabilidade, aplicabilidade, acabamento, nivelamento, intemperismo e resistência biológica.

Euroamerican
Danilo Rizzo, gerente de vendas

15:10 às 15:20

Networking Digital - Euroamerican

15:20 às 16:00

Painel com Líderes Técnicos - Novos desenvolvimentos, inovações e tendências em produtos e aplicações

Cada vez mais, fornecedores e fabricantes buscam parcerias para o desenvolvimento de matérias-primas e insumos que tragam melhores resultados e custo-benefício. Líderes em tecnologia em desenvolvimento de produtos e de matérias-primas discutem os melhores caminhos para o setor.

Nome(s) já confirmado(s):
• Eder Dirceu Dela Justina, Gerente de Tintas Líquidas da Tintas WEG;
• Fabiano Figueiredo, Supervisor do Laboratório da Farben;
• Filipe Freitas Zuchinali, analista químico da Anjo Tintas;
• Rosita Manoel Luciano, responsável técnica da Resicolor.

16:00 às 16:10

Networking Digital - Painel Lideranças

16:10 às 16:40

A Arte de colocar o Novo em Ação

A inovação em tempos de pandemia desafia o mundo. A arte de colocar o novo em ação desafia os negócios a procurar caminhos e objetivos nunca vistos na história. Uma discussão de drivers para a indústria de tintas no Brasil e, suas prioridades na preparação rápida da nova organização, onde recursos e talentos multidisciplinares serão indispensáveis.

Consultoria Rácz, Yamaga & Consultores Associados
Washington Yamaga, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates e conselheiro de empresas, tendo sido executivo principal de empresas multinacionais e locais, é especialista em Marketing, Vendas e Tecnologias para Tintas e Químicos

16:40 às 16:50

Networking Digital - Washington Yamaga

16:50

Encerramento

FOTOS

Em breve!

PATROCINADORES E APOIO

Patrocínio Platina

Apoio

ENTRE EM CONTATO

Envie email para: eventos@agneloeditora.com.br